Pesquise em nosso conteúdo

BOXER

  Raça Boxer
País de Origem Alemanha
Porte Medio
Indicações Guarda, Companhia e Trabalho
Necessidade de Exercícios Média / Alta
Temperamento Dócil, Desconfiado com Estranhos
Adestrabilidade Média / Alta

História da Raça


Não se trata de uma raça antiga. Se a criação digna da raça Boxer data do fim do século 19, sua aparição remonta-se comente a metade do mesmo século, época em que um grupo de cinófilos bávaros procurou obter, através do cruzamento de um tipo de cão conhecido como brabant bullenbeisser, ou simplesmente bullenbeisser com o Bulldog Inglês. Obtiveram êxito muito rapidamente e a nova raça reunia características anatômicas elegantes e homogêneas, sem excluir a coragem, equilíbrio, inteligência e força.

Seu antepassado direto, o bullenbeisser (mordedor de touros) era um cachorro lutador e agressivo, muito difundido na Alemanha e na Holanda para a caça do Javali, do cervo e do urso. Posteriormente, foi usado ainda como guarda de rebanho e como boiadeiro. Originou-se, por sua vez nos cães medievais alemães chamados saupecker (pega porcos), descendentes de mastins chegados à Alemanha através da Inglaterra.

Os primeiros passos do Boxer como cão de exposição foram dados na cidade de Munich. Da Inglaterra, a moda de criar cães passou ao continente europeu e os bávaros imaginaram que poderiam obter êxito com seu cachorro se conseguissem aprimorá-lo através de cruzamentos seletivos. Sabiam tudo sobre o Bulldog, que havia sido isento na Inglaterra da tarefa de combate a ursos e touros, e decidiram introduzir algumas de suas características no cão que estavam selecionando.

Os primeiros resultados concretos dessa cuidadosa seleção foi obtido a partir do ano de 1890 quando um Boxer de Munich foi acasalado com um Bulldog de cor branca. Desse cruzamento derivaram exemplares de queixo bem desenvolvido, orelhas altas e ossos mais fortes. Seguiu-se logo a união entre cachorros não consanguíneos, a fim de eliminar o excesso de cor branca e obter a tonalidade desejada, isto é o louro e o tigrado, além de reduzir sua rodustez e obter uma conformação ágil. É importante lembrar que o bullenbeisser já era louro ou tigrado, porém pouco elegante, de constituição muito robusta, pesada, apresentando uma cabeça grande.

Em 1896 o primeiro clube da raça Boxer foi criado, no entanto, o primeiro exemplar a encontrar notoriedade, foi apresentado somente em 1895 na mostra de Munich. A primeira progenitora do Boxer, tal como apresenta-se hoje, foi Meta von der Passage, que teve uma progênie numeosa de grande homogeneidade e foi mãe de Hugo von Pfalzgau, reprodutor que, por sua vez, teve um papel essencial no desenvolvimento da raça, procriando o campeão Kurt von Pfalzgau, pai do notório Rolf Walhall. Este último, herdeiro das altas qualidades de seus antepassados, deu à criação um tremendo impulso, imediatamente após a Primeira Guerra Mundial, e levou a raça ao conhecimento do mundo inteiro.

A corretíssima seleção, com método e incrível dedicação por parte de seus criadores, permitiu desde as últimas décadas do século passado, obter-se resultados esplêndidos com a raça Boxer, presenteando-nos com um dos mais lindos e singulares cães de defesa, guarda e companhia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados