Pesquise em nosso conteúdo

COMO TER UM CONTATO SEGURO COM CÃES

Eu tenho três cães, com os quais tenho uma relação de muito carinho e respeito. Não nego que vez por outra, acabam acontecendo momentos de stress entre eles ou mesmo entre eu e eles. Afinal de contas, não somos perfeitos, nem eles e muito menos eu, mas na maior parte do tempo nosso convívio é harmônico e prazeroso, isto porque em primeiro lugar, eles me respeitam como líder do bando e em segundo, porque eu respeito as características de cada um deles.


Mesmo que você não tenha cães e não seja um amante de cães, com certeza, em algum momento de sua vida, você provavelmente passará por algum tipo de encontro com um cão. Então, para tentar fazer com que este encontro seja o mais seguro possível, seguem dicas que podem ajudar.



  • Os cães gostam de fazer um jogo de encarar outros cães, mas não o queremos fazendo este jogo conosco. Nunca deixe ninguém, especialmente crianças, ficarem cara a cara com o seu cão e nunca fique cara a cara com um cão que não seja seu, que te conheça e respeite como líder, pois os riscos do cão não entender e morder são grandes.




  • Segurar e abraçar - Para as pessoas, o abraço é uma saudação agradável, mas para os cães não é bem assim. Eles se sentem presos. Se o cão ao ser abraçado, se inclinar para algum lado como que querendo sair, respeite-o, ou ele pode até se tornar agressivo.



  • Preste atenção aos olhos – Nunca encare um cão, o que é agressivo para eles, mas preste atenção aos olhos deles. Para obter uma leitura do seu comportamento, um cão relaxado tem o olho aberto, mas caído, porém se o cão estiver mostrando o branco dos olhos (o chamado olho de baleia ou meia lua) recue, por que ele não está para brincadeiras.




  • Preste atenção na boca do cão -  Cães relaxados e felizes tem a boca aberta e a mandíbula relaxada como se estivessem sorrindo. Cães com a boca fechada, podem estar desconfortáveis ou irritados.



  • Linguagem corporal – Um cão com o corpo rígido e a musculatura tensa é uma bomba pronta para explodir. Dê espaço para ele se afastando, mas sem movimentos bruscos que possam assustá-lo.




  • Observe a cauda – Só por que um cão está balançando sua cauda, não significa que ele está feliz. Se o cão balança a cauda dura lentamente para cima é sinal de uma potencial agressão. O rabo entre as pernas é sinal de medo. Se o cão está balançando a cauda lentamente e a estendeu a meia altura, dê um espaço de saída para ele, caso ele exiba mais sinais de desconforto com o encontro.



  • Todos sabem o quanto sensíveis são os ouvidos dos cães.  Evite gritar ou falar muito alto. Fale com eles de maneira mais calma e suave.




  • Ensine seu cão a se sentar para receber carinho.  Lembrem-se, mesmo cães pequenos podem desequilibrar uma criança ou um idoso e com isso causar um sério acidente.



  • Cães adoram petiscos e a maioria das pessoas gosta de dar petiscos a eles. Sempre que for dar um petisco a um cão, faça-o colocando o petisco na palma de sua mão e não o entregando com a ponta dos dedos, evitando assim mordidas acidentais.



  • Ao carregar um cão, seja ele grande, pequeno ou filhote, nunca o deixe com os membros sem apoio, o que é doloroso para eles, além de correr o risco de machucar as costas do cão. A maneira correta de segurar um cão é apoiar os membros traseiros em um braço e no outro os dianteiros.



  • Todos nós sabemos que os cães têm sentidos muito mais apurados que os nossos. Tanto a audição, quanto o olfato. Existem cães que podem ouvir a batida de um coração a cinco metros de distância. Os cães podem farejar coisas que nem imaginamos e uma delas é o medo. Quando estamos com medo, nossas glândulas liberam hormônios em nosso corpo, entre eles a adrenalina. A adrenalina faz com que nosso corpo mude drasticamente para responder a uma possível ameaça. Nosso coração acelera, nossa respiração fica mais forte. Pois é, o cão sente isso. Ele percebe que a pessoa está em um estado alterado e pode acabar atacando-a. Logo, se você está com medo, tente não se aproximar de cães, espere se acalmar e a tensão passar primeiro. Outra coisa importante - nunca tente pegar um cão desconhecido. Deixe ele te cheirar primeiro, ele precisa confiar em você antes de você tocá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados