Pesquise em nosso conteúdo

VERMIFUGAÇÃO

Vermifugação
A palavra não é muito bonita, mas é a definição de algo extremamente necessário para a saúde do seu cão ou gato e é claro, para a saúde de sua família.

O termo vermifugação se refere ao combate a parasitas, que infestam o trato intestinal dos animais e que podem também infestar a nós humanos. Popularmente conhecido como lombrigas ”Ascaris Lumbricoides” e Solitária “Taênia Soliun ou Saginata”. Entre eles podemos citar os mais frequentes que são:


  • Dipylidium caninum - Esses vermes se localizam no intestino, causando cólicas, prurido anal e até mesmo sintomas de anorexia e crises epiléticas.
    O diagnóstico é feito através de exame de fezes e o encontro de proglotes nas fezes ou na região anal . A transmissão ocorre através de pulgas e piolhos ou carnes contaminadas.


  • Trichuris vulpis - Os vermes se localizam no colón ou ceco e podem chegar a medir até 6 cm de comprimento. O Diagnóstico é feito através de exame de fezes e pode ser transmitido por alimentos e até pela água contaminada.


  • Dirofilaria inmitis - Localizados no coração e artéria pulmonar. Esses vermes são transmitidos através de mosquitos, culex anopheles e aedes. Os principais sintomas são: anorexia, tosse, emagrecimento, edemas, febre, hipertrofia cardíaca, hepática e esplênica e até mesmo convulsões. O tratamento se dá após a constatação da parasitose através de exame de sangue.


  • Ancylostoma caninum -  Esses vermes são encontrados no intestino delgado e medem de 1 a 2 cm de comprimento. Causa anemia, emagrecimento, diarreia hemorrágica.
    O diagnóstico é feito através de exame fecal e a transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, água, solo contaminado, transplacentária (placenta quando ainda embrião).


  • Eimeria e Isospora - Esses vermes se encontram localizados no intestino delgado. A transmissão desses vermes se dá pelo alimento, água e solo contaminado. Os sintomas principais quando ocorre a infestação são anemia, febre, vômito e fezes de consistência sanguinolenta. Uma boa higienização deve ser feita nos canis, bebedouros e comedouros, como medidas de profilaxia. Para o correto diagnóstico é necessário o exame de fezes.


  • Babesia canis - Esse tão temido protozoário causa muita preocupação, uma vez que pode ser fatal a vida do cão, porém se diagnosticada a tempo, a cura será possível. O diagnostico é feito através do exame de sangue. Transmitida pelo carrapato, a babesiose ataca o sangue do animal e destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. A melhor maneira de prevenir essa doença é combatendo os carrapatos;


  • Toxoplasma gondii - Causador da Toxoplasmose esse protozoário bastante comum, pode ser transmitido a humanos e se tornar grave e fatal, quando ataca gestantes ou soropositivos.
    Embora seja mais comum em gatos, os cães também podem ser portadores. Localizam-se nas células sanguíneas e sistema nervoso central e a transmissão se dá pela ingestão do protozoário, através da água contaminada ou via placentária. A higiene é a melhor profilaxia.


  • Demodex canis - Demodicose é o nome da doença muito comum em cães e causada pelo ácaro Demodex canis, que é encontrado nos folículos pilosos dos cães. Alimenta-se da secreção sebácea e das células epiteliais, causando queda de pelo e hiperqueratose.
    O diagnóstico é feito através da raspagem da pele (microscopia). O contagio é feito através do contato com o solo e com animais que estejam contaminados.


  • Sarcoptes canis - É um parasita tanto de animais domésticos quanto do homem, causando uma doença muito conhecida - a escabiose - e popularmente chamada de sarna.
    Causador de coceira intensa, espessamento da pele e prurido. Sua transmissão ocorre com o contato com animais ou com o solo contaminado. A melhor maneira de prevenção é a higiene pessoal e dos animais, higienização de canis e evitar contato com animais contaminados. O diagnóstico é feito através de exames de raspagem de pele.


  • Otodectes canis - Parasita canino que habita o ouvido externo, causando prurido auricular intenso, podendo também causar otite ceruminosa e inflamações no ouvido.
    A transmissão é dada pelo contato direto com cães doentes. O diagnóstico é feito através da coleta de secreção auricular,  análise microscópica.



  • Toxocara canis - Esses vermes parasitas encontram-se localizados no intestino delgado dos cães, mas podem também afetar crianças. Os sintomas são perda de peso, diarreia, tosse, falta de ar, lesões pulmonares, problemas neurológicos e de visão. O Diagnóstico pode ser feito através do exame de fezes e exame macroscópico. A transmissão ocorre através de alimentos, água ou solo contaminado. A transmissão transplacentária também é possível.

Os principais sintomas observados em cães com infestações por vermes são:
  • Animal com a barriga abaulada, onde é comum o proprietário achar que seu animalzinho esteja gordinho;
  • Olhar triste, que deve ser avaliado por um profissional, para diferenciação de outras doenças;
     Animal arrasta o "bumbum no chão";
  • Magreza;
  •  Fezes moles, com sangue;
  • Presença de vermes nas fezes, onde é importante a observação do proprietário para relatar ao médico veterinário o tipo de verme encontrado para um bom diagnóstico e tratamento adequado. Existem vermes redondos, achatados, e vermes que soltam proglotes parecidos com uma semente de pepino ou grão de arroz.
Se ao observar o seu cão, você notar alguns dos sintomas acima é possível que ele esteja com alguma infestação de vermes. Não compre, nem dê vermífugos ao seu cão, sem antes consultar um veterinário. Ele é o profissional mais indicado para lhe orientar sobre o medicamento e métodos mais indicados para cada caso. Muitos veterinários recomendam uma vermifugação preventiva, sendo feita a cada seis meses, mas ainda assim, é bom verificar com o profissional quanto a variação de medicamentos ou quanto ao uso concomitante com outros medicamentos que já estejam sendo ministrados.

Conhecida popularmente como Solitária
popularmente conhecida como solitária


Popularmente conhecida como Lumbriga
Popularmente conhecida como Lumbriga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados