História da Raça
A primeira aparição de um Affenpinscher em uma exposição canina foi no ano de 1879. As origens da raça, assim como a de tantas outras é também incerta. Alguns acreditam que trata-se de uma miniaturização da raça Schnauzer Miniatura, enquanto outros, ao contrário, inclinam-se a aparentá-lo com o Griffon Belga.
Há ainda os que sustentam que foi o Affenpinscher que, na verdade, teria dado origem aos Griffons. De acordo com as informações fornecidas no standard da raça, no entanto, o Affenpinscher teria se originado dos Pinschers alemães de pelo duro.
Essa é uma raça bastante antiga, podendo ser encontradas referências à cães com uma constituição muito semelhante a deles em pinturas de antes do século XVII. Antes de ser registrado pela AKC em 1936,
De qualquer modo, a origem da raça é de fato alemã e esses cães tornaram-se muito populares já no século 19. Em seu país de origem, é conhecido também como Zwergaffenpinscher (onde zwerg = anão e affe = macaco).
Enquanto o nome alemão faz referência a um "macaco-anão", na França a raça é conhecida como diablotin moustachu, ou "diabinho bigodudo", nome pitoresco e igualmente apropriado. A raça foi utilizada inicialmente como caçador de grandes roedores e cão de companhia na região sul da Alemanha.