o também chamado "cão lobo", "Alsaciano" ou ainda "Pastor Alsaciano", converteu-se no cão policial por excelência, esplêndido guardião e protetor, eficaz cão de salvamento, e fiel cão guia.
o Pastor Alemão descenderia, de acordo com o que alguns acreditam, de lobos cruzados até épocas relativamente recentes com cães domésticos. Mas provavelmente com maior mérito, outras teorias sustentam, ao contrário, que a raça Pastor Alemão é um produto autóctone de Württemberg e da Turingia, regiões onde, desde épocas antigas, seus antepassados desempenhavam tarefas de guardiões de gado. Segundo os que sustentam essa tese, suas origens remontariam ao cão da idade do bronze, entre seis e sete mil anos antes de Cristo, sendo originário da Ásia e difundindo-se por toda a Europa.
A história da raça Pastor Alemão torna-se mais segura a medida que se aproxima da época moderna. A presença na Alemanha de cães de pastoreio dotados de pelagem clara já está documentada no século sete D.C., mas em torno de 1600, a pelagem clara foi proscrita, um indício de que talvez, com o passar do tempo, a função desses cachorros havia-se transformado.
De qualquer forma, a partir de exemplares destes antigos cães alemães, precisamente em 1895 inicia-se a seleção que conduzirá em poucos anos a fixar as características de uma autêntica raça de Pastores Alemães, em boa parte por mérito de um apaixonado cinófilo chamado Von Stephanitz, com quem colaboraram criadores de grande competência.
A zona de criação compreendia Württemberg, e as regiões de Hesse, Turingia e Baviera. Pouco tempo depois, foi fundada a primeira associação de criadores da raça Pastor Alemão, a Verein für Deutsche Schäferhunde, que deu impulso à criação e aperfeiçoamento da raça, atraindo a atenção e o interesse de criadores e cinófilos do mundo inteiro.
O Pastor Alemão é uma das raças mais completas que existe. Altamente inteligente, obediente, corajoso e responsável, este cão tem vindo a desempenhar com eficiência as mais variadas tarefas: desde guardador de rebanhos, a cão de guarda, de salvamento, de companhia, exposição, polícia, estrela de cinema, mensageiro, etc...
É uma raça altamente treinável, mas o seu apurado instinto de proteção pode torná-lo perigoso se interpretar mal alguma situação. Convém sempre que seja educado por pessoas experientes desde pequeno, por forma a tornar-se controlável em adulto.
É um cão que precisa de muito exercício e, de preferência, passar por um treinamento para obediência. É capaz de acompanhar seu dono por quilômetros durante o cooper ou mesmo durante passeios de bicicleta. Ágil, sai-se muito bem nas provas de agility, onde não apenas utiliza sua avantajada composição física, como pode exercitar-se mentalmente, já que precisa adaptar-se às mudanças do percurso a cada prova. Apesar disso, pode viver em apartamentos, desde que possa dar longos passeios várias vezes ao dia.
Na sua relação com a família revela-se um amigo inesquecível: é sensível ao seu dono, calmo, mas presente. Este Pastor agradece toda a atenção que lhe possa ser dispensada, porque não é um animal distante e aprecia estar bem inserido no seio familiar.
Lida bem com as crianças, mas não é muito compatível com outros animais de estimação (existem obviamente exceções).
Esta raça ocupa o terceiro lugar no ranking de inteligência do pesquisador Stanely Coren.
O Pastor Alemão é um cão resistente. Tem uma esperança média de vida que ronda os 14 anos de idade.
As doenças mais comuns são:
Problemas gastrointestinais "Torção Gástrica", comum a cães com tórax profundo e que faz com que o animal retenha gases no seu interior devido a uma rotação do estômago. Como medida preventiva, basta alimentar seu cão em uma vasilha mais elevada;
Doenças de pele, por causa de seu pelo longo, está sujeito a dermatites, que podem ser facilmente sanadas com o uso de shampoos apropriados;