O Jack Russel Terrier é um vivo, alerta e ativo. Os esforços do clube inglês da raça têm-no mantido, sobretudo como um cão de caça. O seu instinto é bastante aguçado e não é o cão ideal para conviver com outros animais. Pode partilhar a casa com outros cães, desde que seja socializado com eles desde pequeno.
Apesar de permanecerem muito vocacionados para a caça, dão bons cães de companhia. Afetuosos e amigáveis gostam da atenção dos donos. Podem conviver com crianças mais crescidas, mas tendem a responder com agressividade quando provocados.
Esta raça é atlética, corajosa e destemida. Na rua, não teme os cães de maior porte e costuma provocá-los. Daí que a socialização seja muito importante. Bastante vocal, não deve ser encorajado a ladrar. Devido a esta característica, é um bom cão de alerta. São muito adequados para aqueles que quiserem um companheiro para cooper ou para participar de provas de agility, onde suas qualidades são mais do que bem vindas.
Inteligente, mas muito teimoso, o Jack Russel Terrier é difícil de treinar. O treino deve ser consistente e imaginativo e seu treinamento deve começar desde cedo.
Apesar do pequeno tamanho, estes cães não são indicados para apartamento. O seu alto nível de energia exige um espaço exterior de preferencia um quintal bem cercado evitando-se assim que ele fuja ao exercitar suas qualidades como cavar e pular. Ativos dentro de casa, não devem deixar de ser exercitados. Em função de sua vocação para caça não é aconselhável leva-lo a caminhadas sem o emprego da guia, não são raros os casos de exemplares da raça que simplesmente começam a seguir um cheiro e se perdem dos donos.