Diagnóstico
Seu veterinário irá realizar um exame completo dos olhos para determinar a extensão do defeito. Isto pode ser feito quando o cão ainda é um filhote, que é o mais recomendado. O descolamento da retina é mais comum no primeiro ano, e pode ser evitado ou minimizado, se for detectado precocemente. Consulte o seu veterinário sobre a visão do seu cão. Se a doença for diagnosticada, não se espera uma piora inicialmente, a menos que haja um coloboma — um buraco na lente, coróide, retina, íris, ou disco óptico. O coloboma pode ser pequeno e têm muito pouco efeito sobre a visão, ou ele pode ser um furo maior que ocupa muito da estrutura do olho e leva à cegueira parcial ou completa, ou descolamento de retina. o coloboma, se encontrado, terá de ser cuidadosamente monitorado pelo seu médico veterinário. Alguns doentes com um defeito menor pode desenvolver pigmento em toda a área afetada, mas parecem normais. Por esta razão, exame precoce de seu collie (ou cão pastor) durante os primeiros seis a oito semanas de vida é altamente recomendada.
Tratamento
Esta condição não pode ser revertida. Contudo, para certos defeitos, como no coloboma, cia rurgia às vezes pode ser empregue para minimizar os efeitos da doença. A cirurgia a laser é um método que o seu veterinário pode sugerir. Criocirurgia, que utiliza um frio extremo para destruir células ou tecidos indesejados, é outra opção para a prevenção de descolamento de retina ou deterioração. Em alguns casos, a cirurgia pode ainda ser usada para ajudar a recolocar a retina.
Como agir
Se houver um coloboma, seu cão deve ser monitorado com cuidado durante o primeiro ano de vida para os sinais de descolamento da retina; depois de um ano, descolamentos de retina raramente ocorrem.
Prevenção
Como a prevenção, não há maneira de evitar a ocorrência uma vez que a gravidez teve lugar. A única maneira de eliminar a característica é a de não criar cães que têm o defeito cromossómico. Deve-se evitar cruzamentos entre cães que sejam Afetados, e também entre cães que sejam Portadores do gene, para desta forma não propagar a doença. Animais que são Afetados não devem acasalar e animais Portadores, devem acasalar somente com animais Normais (Livres de CEA).
Normais X Normais = 100% dos filhotes normais
Normais X Portadores = 50% portadores, 50% Normais
Normais X Afetados = 100% portadores
Portadores X Portadores = em média, 25% Normais, 50% Portadores, 25% Afetados
Portadores X = Afetados, em média, 50% Afetados, 50% Portadores
Afetados X Afetados = 100% Afetados
NORMA L - XX
PORTADOR- Xx
AFETADO - xx
Nos cruzamentos, as combinações dos "X" e dos "x" e as respostas serão as probabilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário