Como ajudar animais abandonados ou vitimas de maus tratos.
Infelizmente, não vivemos em um mundo onde todos tem a mesma condição de vida. Então, é claro que nem todos podem fazer tudo, mas um pouco todos nós podemos fazer, sem que isso seja algo muito sacrificante. Ajudar é uma questão de querer. Sem contar, que o abandono de animais, traz riscos não só para os animais, como também para nós, por conta das zoonoses, doenças que são transmitidas também para nós humanos.
Muitos dizem: com tantas pessoas passando fome e precisando de ajuda, por que é que eu vou ajudar a um animal? Porque ajudar a um, não te impede de ajudar ao outro.
Outras pessoas dizem: eu não tenho bichos, não gosto de bichos, pra que é que eu vou me preocupar em ajudar um animal abandonado, ou em situação de risco? A resposta é simples: porque somos os únicos que podemos. Nós seres humanos, somos os principais responsáveis por todo o desequilíbrio que existe em nosso planeta e isso em todos os níveis. Desequilíbrio este, que tem tornado a vida aqui cada vez mais difícil e se está difícil para nós que somos os responsáveis, imagina para os animais, que não tem nem ideia do porque as coisas estão ficando assim. Não peço que você salve o mundo, peço apenas, que faça o que estiver ao seu alcance, pois já será um grande passo na direção que pode fazer com que as coisas neste planeta melhorem um pouco.
Vamos lá então ! Listarei abaixo, coisas que você pode fazer para ajudar.
- Viu algum animal em situação de maus tratos?
Denuncie. Em diversos estados já existem delegacias especializadas em crimes contra animais. Se na sua cidade ainda não existe, denuncie para a policia militar, no telefone 190 ou se não quiser se identificar pelo disque denúncia 181.
Encontrou um animal abandonado?
Resgate-o e adote-o, ou dê a ele um lar temporário.
-
Não pode resgatar, nem adotar, nem dar um lar temporário?
Informe a quem faça o trabalho de resgate. ONGS, protetores independentes e apadrinhe o animal até que ele seja adotado.
Não pode apadrinhar?
Ajude com trabalho voluntário. Acredite: não falta serviço para ser feito nas organizações que recebem estes animais e eles estão sempre precisando de mais gente para ajudar.
-
Não pode fazer trabalho voluntário?
Divulgue, compartilhe nas suas redes, para conscientizar assim mais pessoas, sobre o drama vivido dia a dia por animais abandonados. Fale com seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos. Não custa nada e a sua fala poderá tocar a outras pessoas, fazendo com que a ajuda chegue cada vez mais para os que dela precisam.
-
De nada adianta ver imagens e vídeos de maus tratos na Internet, ou TV e se indignar. Mais importante é o que você pode fazer. Não mude o mundo. Mude a si mesmo. Mude de postura, pois somos todas criaturas de Deus e eles são bem mais merecedores do que nós.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui o seu comentário