Pesquise em nosso conteúdo

DEZ ALIMENTOS NOCIVOS AOS CÃES

É comum os donos de cães ao estarem comendo alguma coisa e ao ver o cão olhando, oferecer ao cão um pedaço ou restos do que se come, mas é muito importante lembrar que nem todo alimento que é bom para o homem é bom também para o cão, por isso fiz uma lista com os principais alimentos que não devem ser dados a cães.


  • Alho - apenas em pequenas e mesmo assim de maneira regular, dia sim dia não pode ser benéfico ao cão, ajudando no sistema de defesa, porém se o alho for dado em excesso pode causar a formação de gases, e anemia.


  • Ameixa, pêssego e caqui - neste caso os vilões são as sementes ou caroços. As sementes de caqui podem inflamar o intestino delgado e causar uma obstrução intestinal, obstrução que também pode ocorrer se o cão ingerir o caroço do pêssego ou da ameixa. O caroço do pêssego e da ameia contém cianeto, que é venenoso tanto para cães quanto para humanos a diferença é que nos sabemos que não podemos comer e os cães não, caso queira dar alguma destas frutas certifique-se primeiro de que retirou todas as sementes e ou os caroços.

  • Carambola – Esta fruta que é perigosa inclusive para pessoas que já possuem problemas renais, possui uma grande quantidade de um substancia chamada Acido Oxálico, que pode alterar o PH  de filtração renal podendo gerar cálculos de oxalato de cálcio, além disso pode causar também a salivação, diarreia, vômitos,, fraqueza e a presença de cristais ou sangue na urina.



  • Carne e Ovos crus - Ovos podem conter bactérias patogênicas sendo a mais comum e conhecida a salmonela, que pode causar desde diarreias leves a graves. As carnes cruas por outro lado podem estar contaminadas também com a echerichia coli, que pode causar graves quadros de diarreia, além disso, as carnes cruas ou mal cozidas podem também conter ovos de vermes como, por exemplo, a Tenia.



  • Cebola – A cebola é muito utilizada na alimentação humana, crua, frita, cozida ou desidratada, em temperos e recheio de alimentos, é muito comum cães ingerirem cebola das sobras de alimentos ou mesmo de recheio de salgadinhos, o princípio toxico presente na cebola o N-propil dissulfito pode provocar uma condição grave nos cães tornando-os apáticos, hipotérmicos e cianóticos, por conta da má oxigenação do sangue, o que pode levar a morte



  • Chocolate - Constituído por duas substâncias nocivas aos cachorros, a teobromina e a cafeína, o chocolate pode causar graves problemas e até a morte dos cães. A teobromina, encontrada em quantidade muito superior à cafeína nos chocolates, é o maior problema. Leva o animal a quadros de diarreia, vômitos, ingestão exagerada de água, excitação, tremores, taquicardia, febre, respiração acelerada e ataques convulsivos. Todos esses sinais, juntos ou isoladamente, podem começar a aparecer de 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate e persistir por até 3 dias. A quantidade de chocolate necessária para provocar a intoxicação dos cães é muito variável e depende do porte do animal, sensibilidade e até o tipo de chocolate ingerido. Sabe-se que o chocolate amargo possui uma quantidade de teobromina oito vezes maior do que o chocolate ao leite. Embora, como já dito, a dose que causa intoxicação seja variável para cada indivíduo, se um cãozinho de dois quilos ingerir uma barra de 120 g de chocolate ao leite, essa quantidade pode ser letal. Em um cão bem maior, essa mesma dose pode não ser fatal, mas causar problemas gastrointestinais ou neurológicos.

  • Massas de pães e bolos cruas – Neste caso o grande vilão é o fermento usado para fazer o pão ou bolo que no caso da massa ainda crua não terminou o processo de fermentação, ao ser ingerido pelo cão o processo de fermentação continuará acontecendo liberando gazes tanto no estomago quanto no intestino, o que irá gerar dor, e desconforto ao animal, e dependendo do porte e se o animal fizer exercícios após a ingestão, ainda corre o risco de ter uma torção gástrica, um quadro que exige uma cirurgia de emergência para salvar o animal.


  • Noz de Macadâmia ou Macadâmia - Sua ingestão pode causar vômitos, tremores, dores abdominais, fraquesa dos membros posteriores, confusão mental e depressão os sintomas podem ocorrer e durar até 24 horas após a ingestão.



  • Uvas – Neste caso tanto a fruta fresca quanto a desidratada no caso a uva passa possuem uma substância ainda não identificada, mas que provoca uma lesão renal, Um dos problemas mais graves, que, em geral, podem ser observados nos cães que consomem uvas em grande quantidade é a insuficiência renal. O problema é que as uvas em quantidade grande tem um alto potencial tóxico, e podem envenenar um cachorro. Muitas vezes esse quadro de envenenamento não é reversível, e acaba por tornar-se uma morte lenta e dolorosa.

  • Alimentos e bebidas açucarados – bolos, doces, balas, sucos o excesso de açúcar é tão prejudicial aos cães quanto é aos humanos, causando problemas dentários, obesidade e diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados