Estes cães foram crusados de forma muito seletiva em várias combinações, para obter se as características desejadas, tanto físicas como psicológicas do original Olde Time English Bulldogge. O resultado tem sido um Bulldog de bom aspecto e de grande habilidade atlética, que é muito mais saudável e fisicamente em forma, sem a grande maioria de todos os problemas que afligem atualmente os modernos Bulldogs Inglêses. O objetivo de todos os criadores de Olde English Bulldogge deve ser o de produzir cães geneticamente saudáveis, de respiração fluída, cores variadas, com boa rusticidade, de processo reprodutivo normal e temperamento equilibrado como consequências de um trabalho criterioso e de criação mais livre.
Atualmente pelo mundo, observamos alguns tipos desses, o que se justifica pelo fato do Olde Time Bulldogge não ter sido uma raça como hoje entendemos, e sim um tipo de cão de aparência bastante heterogênea, contudo a sua recriação se polariza em 02 tipos, um maior e mais funcional, com maior inserção de sangue de Bulldog Americano, cuja criação se dá predominantemente na Europa e um tipo menor, mais abulldogado, com maior inserção de sangue de Bulldog Inglês moderno, cuja criação se dá predominantemente nos EUA.
O Olde English Bulldogge (escrito propositadamente na grafia antiga) é uma raça canina recentemente criada nos Estados Unidos com a intenção de recriar o saudável e atlético antigo bulldog que existia na Europa até o início dos anos 1800. Em 1971, David Leavitt, utilizou um protocolo de cruzamentos cientifico da Ohio State University, acasalando o buldogue inglês moderno com raças atuais que carregam o sangue do antigo Bulldog (como o American bulldog, bullmastiff e Pitbull). O resultado foi um buldogue atlético com uma aparência muito similar aos buldogues de 1820 e dotado de um temperamento muito amigável. O Olde English Bulldogge foi então reconhecido como raça canina no Estados Unidos pela United Kennel Club, sendo o seu padrão oficial adotado a partir de 01 de janeiro de 2014
Criadores brasileiros a exemplo dos americanos fizeram também aqui um resgate da raça, promovendo cruzas de Bardogas remanescentes encontrados em diversas fazendas com exemplares da raça Bulldogue Inglês inserindo-se assim o Sangue do BI propiciando o desenvolvimento de raças com fenótipos distintos, o que deu origem ao Buldogue Campeiro, Serrano e ao Olde English Buldogue Brasileiro. . No Brasil o padrão oficial da raça foi adotado a partir de 05/07/2013.
Criação selecionada de Olde English Bulldogge, em SP: www.mahalleybull.com.br
ResponderExcluir