Pesquise em nosso conteúdo

COMO ESCOLHER UMA RAÇA PARA COMPRA OU ADOÇÃO

COMO ESCOLHER UMA RAÇA PARA COMPRA OU ADOÇÃO


Muitas são as pessoas que gostam de animais, e anseiam por compra-los ou adotá-los, e é geralmente neste momento, que as pessoas guiadas apenas pelo seu desejo e ansiedade, cometem os maiores erros, erros estes que acabam por acarretar muitos problemas no futuro inclusive o abandono.
  1. Então meu primeiro conselho, é para antes da adoção ou compra, vamos primeiro responder a algumas perguntas simples:
  2. Eu gosto mesmo de animais ou estou me deixando levar por um modismo?
  3. Eu tenho condições financeiras, de cuidar corretamente de um animal de estimação, e arcar com os custos de veterinário, vacinas, alimentação e remédios que forem necessários?
  4. Em minha casa, tem espaço para o animal de estimação, que eu estou querendo adotar ou comprar?
  5. As características da raça, ou do tipo de animal que eu quero, são compatíveis com o ambiente onde eu vivo, e com meu ritmo de vida?
  6. Eu tenho tempo disponível para cuidar de um animal de estimação?
Se alguma das respostas a estas perguntas foi não, então é bom que você repense, a adoção ou compra, optando de repente por outro animal, que seja mais adequado a sua condição.

Mas então como faço para escolher o meu cão?

Talvez o critério mais importante neste caso seja o espaço, apartamento ou casa.

Se você mora em um apartamento, então o mais recomendável é que sejam cães de pequeno porte, mas não basta que seja de pequeno porte, já que muitas raças de pequeno porte tem um nível de energia elevado, e precisam de muito exercício para drenar-lhe este excesso de energia, então deve ser uma raça de pequeno a médio porte que não tenha um nível de energia muito elevado, salvo é claro você tenha disponibilidade de tempo para sair com ele e exercitá-lo com boas caminhadas e brincadeiras.

Crianças.

Se você tem crianças em casa, é bom procurar por raças que se deem bem com elas, considere sempre a idade das crianças, nunca deixe crianças pequenas com idades entre 4 e 5 anos sozinhas com cães, sejam eles de pequeno ou de grande porte, por que numa brincadeiras mais estabanada, ou o cão é machucado ou a criança é mordida.

Outro fator a ser considerado, é o seu ritmo de vida, se você fica mais tempo dentro ou fora de casa, isso por que existem raças que mesmo sendo de pequeno porte, mesmo sendo cães de companhia, não lidam bem com a solidão e costumam desenvolver comportamentos destrutivos por conta da solidão.

Então procure se informar sobre a raça do cão, as características, temperamento, saúde só assim você minimizará o risco de adquirir ou adotar o cão errado, aliás, neste caso não é o cão que é o errado, mas o dono, afinal de contas o cão não escolheu foi escolhido.

Um lembrete, não é por que uma raça é considerada inteligente, que será fácil para você lidar com ela, às vezes costuma ser justamente o contrário, raças inteligentes aprendem rápido, mas também se entediam com facilidade, sem contar que exigem mais de seus donos do que outras raças, sendo que na grande maioria dos casos, elas não são consideradas boas escolhas para donos inexperientes, pois eles geralmente acabam por ser dominados pelo cão.

Mesmo com todos estes cuidados o risco de uma adoção o compra dar errado ainda existe, e é ai que muitas pessoas por preguiça ou irresponsabilidade, simplesmente descartam os animais nas ruas, se você adotou ou comprou um animal de estimação, e por algum motivo não pode continuar com ele, não o descarte, procure por alguém que o adote, ele não pediu para ser tirado por você de onde ele estava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados