Pesquise em nosso conteúdo

PULGAS COMO COMBATER

COMO COMBATER PULGAS EM CÃES.

Bom, a primeira coisa que devemos fazer sempre em relação aos nossos cães, é observá-los, para detectarmos quaisquer alterações, já que nossos amigos peludos não podem nos falar sobre possíveis problemas que estejam ocorrendo com eles. Cães cujos donos mantêm uma observação constante, dificilmente passam por problemas mais sérios.

Então, no que se refere ao combate a pulgas, precisamos primeiro nos certificar de que o cão está mesmo infestado e para isso a observação é imprescindível. Se você notou que seu cão anda se coçando em demasia, observe, abra o pelo dele e procure pelas fezes das pulgas que são bem mais fáceis de localizar, do que a pulga propriamente dita.

As fezes das pulgas se parecem com borra de café, mas se você ainda assim tiver dúvidas, se são mesmo fezes de pulgas ou algum tipo de sujeira que caiu no pelo do cão, é fácil de esclarecer. Pegue-as e coloque sobre um lenço de papel umedecido ou mesmo sobre um pedaço de papel toalha umedecido. Se forem mesmo fezes de pulga, em pouco tempo elas se dissolverão, ficando então, com uma aparência de sangue ou ferrugem.

Agora que já constatamos que existe uma infestação por pulgas no cão, vamos partir para o combate a elas propriamente dito. Então, aqui está o principal erro da maioria dos proprietários de cães, pois eles combatem a infestação apenas no cão, quando na realidade 95% do problema está no ambiente e apenas 5% no animal.

Exatamente isso! Vou explicar:

O ciclo de vida das pulgas pode durar de 12 dias a seis meses. Esta variação ocorrerá em função da temperatura e da umidade do ambiente onde vive o cão, ao contrário do que muitos pensam, os ovos de pulga não ficam agarrados aos pelos dos animais, nem na pele, eles são extremamente escorregadios e caem no ambiente. Geralmente acabam ficando parados em frestas de piso, cerdas de tapetes e em meio a carpetes, onde depois de um tempo irão se transformar em larvas.

As larvas de pulgas evitam a luz, por isso se movimentam para baixo, procurando ficar bem escondidas num nível mais profundo dos tapetes, frestas e camas dos pets, assim como os ovos.
Ao eclodirem, elas passam por duas mutações (transformações) e depois se transformam em pupas.

A pupa, nada mais é, que um estágio evolutivo, em que a larva se envolve em um casulo, aguardando pela transformação final. Esta é com toda certeza a fase de maior resistência. É o ciclo vital da pulga,  onde o casulo é viscoso e rapidamente acaba por ser coberto por resíduos do ambiente, o que acaba por camuflá-lo, sem contar também, que é extremamente resistente, inclusive a inseticidas. A pupa dentro do casulo pode sobreviver por até seis meses no ambiente.

A fase final do ciclo evolutivo das pulgas é quando ela se torna adulta.

A pulga adulta é a que vemos geralmente no cachorro. Ela também pode estar na casinha, na cama ou na coberta do cachorro. A pulga põe ovos e se alimenta de sangue, sendo que sua preferência é pelo sangue dos cachorros, que é mais quente que o sangue do ser humano. Ao contrário das larvas, as pulgas recém-eclodidas, se movem em direção à luz, ou seja, para a parte superior dos pelos, dos tapetes e da cama dos animais e ficam à espera de um hospedeiro, por exemplo, um cachorro. Também podem subir em capas de sofás, pernas de cadeiras, cortinas e outros móveis. Uma única pulga adulta pode botar de 20 a 50 ovos por dia, ou um total de até 2.000 ovos no decorrer de sua vida adulta.

A maior incidência de pulgas, ocorre normalmente no verão, onde temos além de uma temperatura elevada, um aumento circunstancial na umidade.
Ciclo evolutivo da pulga


Agora que já conhecemos um pouco melhor o nosso inimigo, está na hora de combatê-lo. Vamos lá! Como vimos, teremos de tratar tanto o cão quanto o ambiente, se quisermos ter um resultado bom neste combate.
Para combater as pulgas em seu cão, existem inúmeros produtos, que vão de shampoos e sabonetes até à sprays e pipetas.
Vou falar um pouco destes produtos, baseado na minha experiência pessoal.


Shampoos antipulgas

Na minha experiência com meus cães, não vi nenhum resultado no uso de shampoos e de sabonetes, porque a ação destes, é só na aplicação e geralmente o contato com o produto não ocorre por tempo suficiente, para que todas as pulgas morram e a consequência disso é que as sobreviventes, geralmente, ficam mais resistentes ao produto, fazendo com que seus descendentes a partir deste momento, herdem esta maior resistência.

Talcos.

Assim como os sabonetes, agem só no contato e acaba ficando pouco tempo no cão, que ao sacudir o pelo faz com que o pó vá para o ambiente, aí ele tem até uma vantagem combatendo no ambiente, mas seu poder de combate acaba sendo tão limitado quanto o do sabonete, já que este piso não ficará com o produto por muito tempo.

Uma sugestão aqui para uso do talco para um combate melhor as pulgas no ambiente é colocar um pouco do talco no saco do aspirador de pó, e então aspirar bem toda casa e móveis onde ficam o cão. Assim, os ovos, larvas e pulgas aspirados irão entrar em contato com o talco e consequentemente morrerão.


Coleiras.

As coleiras antipulgas, apesar de terem um efeito prolongado, são poucas as que realmente são eficazes, sem contar o fato de em muitos casos elas acabarem causando irritação na pele do cão ou até mesmo na pele do seu dono.

Comprimidos

Eles têm uma ação eficiente acabando com as pulgas num período de 24 a 48 horas após a ingestão, mas são poucas as marcas no mercado e das que eu usei , apenas uma foi realmente eficiente.


Pipetas.

As pipetas têm geralmente, como principio ativo do produto, o Finopril. Este produto deve ser colocado na pele do animal e após absorvido pela mesma, sua ação contra as pulgas é geralmente de 90 dias e de 40 dias contra o carrapato. Porém, muitos proprietários de cães, por não conhecer o mecanismo de absorção do produto, acabam por não obter sucesso.
O Finopril é absorvido pelo sebo da pele. Então, para que ele tenha eficácia ao ser utilizado, o cão deve estar sem banho a pelo menos 3 dias e deve se esperar por pelo menos mais 3 dias para  lavá-lo , após a aplicação do produto. Isso para que haja tempo suficiente para que ele seja absorvido pela pele do cão.

Spray

São muito eficientes no combate a pulga. É preciso ter atenção ao adquirir estes produtos porque alguns são para uso apenas no ambiente, não podendo ser usados no cão. Os que podem ser utilizados nos cães, geralmente devem ser aplicados em todo corpo do animal e assim como as pipetas, promovem uma proteção para um período que pode variar de 30 a 90 dias.
Logo, é importante ficar atento novamente para o princípio ativo. Se for o Finopril, os cuidados em relação a banho, antes e depois de aplicar, devem ser os mesmos de quem usa a pipeta, sob pena de comprometer a eficácia do produto.


Agora que já tratamos o nosso cão é preciso cuidar do ambiente. Assim como temos inúmeros produtos para uso em nossos cães, temos também inúmeros para uso no ambiente.




Sprays aerosois.


Geralmente são vendidos com prescrição médica. Não é adequado para grandes áreas, já que o custo neste caso ficaria muito elevado. Sua secagem é rápida. Algumas marcas prometem proteção contra larvas, ovos e pulgas por até seis meses. Para ser eficaz, a pulverização tem de ser feita em toda área  que o cão fique. Produto altamente tóxico e para aplicação deve-se usar luvas, máscara e óculos.


Inseticidas.

Existem inúmeros inseticidas no mercado e de diversas marcas e na grande maioria são eficientes e tem uma ação prolongada, que pode chegar a até 14 dias. É recomendado para áreas grandes, onde o uso do spray ou aerosol seja inviável financeiramente. Os inseticidas são vendidos geralmente em forma líquida e podem ser aplicados com o uso de pulverizadores ou diluídos em água e aplicados com um pano umedecido com o produto. Para aplicação, é preciso primeiro retirar todos os animais do ambiente. Não pode ser aplicado sobre alimentos, nem sobre utensílios para alimentação. Para aplicar é necessário o uso de luvas, óculos e máscara. Para aplicar em ambientes internos é preciso primeiro certificar-se de deixar portas e janelas abertas, para melhorar a circulação de ar, evitando-se assim, uma intoxicação por inalação.
Os animais e pessoas só poderão retornar ao ambiente após a secagem completa do produto e o cheiro ter exalado.


Minha conclusão final aqui é:

O uso de apenas um produto, dificilmente irá resolver o problema de uma infestação por pulgas. Então, o mais indicado é que você utilize mais de um recurso, é claro, levando em consideração seu poder aquisitivo e o tamanho do ambiente onde ocorre a infestação. Você deve tratar ao mesmo tempo cão e ambiente. Só assim, conseguirá ter bons resultados por um período de tempo maior e ficar atento. A qualquer sinal de reinfestação, refazer todo processo.

Obs. consulte um veterinário de sua confiança antes de administrar qualquer produto em seu cão, pois mesmo que o produto seja indicado e esteja na dosagem correta ainda sim existem outros fatores a observar, como por exemplo uso concomitante com outros medicamentos, animal em em gestação etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados