O Dogo Argentino é um cão leal e companheiro e extremamente protetor da família. Apegado aos donos, gosta da presença de humanos e, apesar do seu tamanho, insiste em sentar-se em cima dos pés ou encostado às pernas da pessoa mais próxima. Responde com facilidade aos comandos e é bastante paciente com crianças, mas como é um cão grande, deve-se evitar que fiquem sozinhos com as crianças muito pequenas.
Como um bom cão de guarda, suspeita de estranhos até que lhe sejam apresentados pela família, mas, de modo geral, não é agressivo com pessoas.
Devido à sua dominância, necessita de um dono experiente, capaz de lhe proporcionar uma boa educação e socialização que deve ser feita já desde cedo. É um cão robusto, territorial que não gosta de ser desafiado por outros animais, sobretudo machos, aos quais pode responder com agressividade. Pode conviver com outros animais, desde que tenha sido habituado a eles desde cedo.
O treino é relativamente fácil, mas, como cão dominante que é por vezes torna-se teimoso e tenta impor a sua vontade.
O Dogo Argentino adapta-se à vida num apartamento apesar de não ser recomendado se for suficientemente exercitado, mas vive melhor em uma casa com um quintal à disposição, mas não é um cão para ser deixado isolado pois gosta e necessita do contato com a família para se manter um cão equilibrado. Necessita de caminhadas diárias longas ou brincadeiras mais intensas, como corridas, frisbee, etc.