O Basenji é Inteligente, independente, mas muito afetuoso, brincalhão, de natureza alegre e sempre alerta. É dócil com os humanos, mas desconfiado com estranhos. Considerado um cão de personalidade felina, porque, além de não latir, ainda apresenta o costume de se lamber como os gatos. É um cão de temperamento forte e que requer um dono experiente.
Travessos e teimosos, os Basenjis precisam conhecer seus limites bem claramente, por isso, quanto mais experiente for o dono, melhor será a convivência com o cão. Segundo os amantes da raça, essa teimosia é fruto de sua Independência na sua função original, de cão de caça, em que caçava praticamente sozinho e, por isso, precisava tomar decisões sem consultar seu dono. recomenda-se que desde cedo o próprio dono invista algumas horas em sua educação.
O Basenji é um cão muito exclusivista, que não aceitar bem a ideia de dividir a atenção de seu dono com outro cão. Igualmente não se trata de um cão que possa ser deixado por longos períodos sozinho.
Apesar do seu tamanho não é um cão indicado para apartamentos, porque, é um cão cheio de energia e precisa de espaço para se exercitar.