O primeiro padrão da raça incluía duas variedades (pelo liso e pelo duro) e foi desenvolvido em 1876. No entanto, essa raça passou por diversas modificações ao longo dos anos, principalmente em suas características físicas.
Os seus antepassados foram Teckels,Beagles e antigas raças de Terriers. Este destemido cão foi selecionado por volta de 1810 para a caça ao javali, ao texugo e principalmente à raposa (de onde provém o seu nome), quando entrava vorazmente em sua toca para o combate mortal. Com a criação do Fox Terrier Club, foi estabelecido um standard para as duas variedades. Tornou-se o Terrier mais célebre do universo cinófilo. A variedade de pêlo liso está menos difundida que a variedade de pêlo duro.
O Fox Terrier pêlo duro surgiu, provavelmente, do cruzamento entre o antigo Black e Tan Wired Haired Terrier (raça já extinta) com o Fox Terrier de pêlo curto, com o objetivo de conseguir a cor predominantemente branca, que os caçadores preferiam. Hoje elas são consideradas raças distinta, mas até 1984 ainda eram exibidas nos EUA como variedades da mesma raça.
No século XV, essa raça já estava consolidada na Grã Bretanha. O Fox Terrier de Pelo Duro era utilizado na caça a raposas, por ser um exímio caçador, que usava sua valentia e sua inteligência para entrar em tocas e amedrontar os animais, avisando os caçadores em seguida.
Com o tempo, mais ingleses começaram a ter Fox Terriers de Pelo Duro como cães de companhia. Vários autores adotaram esse cão como uma de suas criações devido ao seu comportamento efusivo. É o caso de Milu, fiel companheiro do famoso personagem Tintin, criado por Hergé.
Como todos os terriers, o Fox tem também um espírito valente e destemido. É um cão inteligente e alerta, sempre pronto para brincar. O Fox Terrier de pêlo duro é amigável, e é uma excelente companhia para crianças, aguentando firme o nível de atividade delas, e dificilmente se cansará antes. Dá-se bem com outros cães que tenham sido criados com ele. Já seu convívio com outros cães é bastante complicado e difícil. Normalmente o máximo que esses cães suportam é a presença de cães do sexo oposto. Criado para caçar, o Fox Terrier tende a perseguir gatos e outros animais. Outra das suas especialidades é cavar.
É um bom cão de alerta, uma vez que desconfia de desconhecidos e é bastante vocal, as vezes em demasia.
O Fox Terrier de Pêlo Duro gosta de estar com a família e detesta ser deixado sozinho ao ponto de se tornar destrutivo. Como são animais impulsivos que gostam de explorar, aproveitam todas as oportunidades para dar um passeio sem o dono. Por isso, nunca passeie com um Fox Terrier solto e quando o deixar em casa, certifique-se de que o cão não tem como fugir. A valentia do Fox Terrier leva-lo a desafiar todo o tipo de cães, sobretudo os de porte maior, tornando-se perigoso soltá-lo em áreas com outros animais.
O Fox Terrier de Pêlo Duro é um cão com uma personalidade vincada: é desafiador e um pouco teimoso, por isso é necessário que tenha uma educação rigorosa e uma socialização adequada. O treino não é difícil, sendo o mais complicado prender a atenção do animal.
Não é um cão recomendado para apartamentos, pois é bastante ativo em casa, com tendência a vocalizar o que pode se tornar um incômodo para os vizinhos e sua tendência a cavar pode leva-lo a escavar vasos e jardins, mas pode se adaptar desde que seja devidamente educado por seu dono e que sua energia extra, seja drenada com caminhadas e brincadeiras.
O Fox Terrier de Pelo Duro é uma raça rustica e goza uma ótima saúde de modo geral desde que vacinados e vermifugados corretamente, não possuem predisposição a nenhuma doença de ordem genética, mas recomenda-se uma atenção especial aos olhos e quanto ao aparecimento de Surdez.