O Malamute é um cão bastante afetuoso, sociável e muito independente, o que é uma característica marcante de todos os cães nórdicos. O Malamute é maior e mais tranquilo do que, o Husky Siberiano, que é o seu parente mais próximo, mas assim como ele precisa de espaço ou de exercícios constantes para que não se tornar um cão destruidor.
O Malamute é um cão que frequentemente tenta impor-se como líder da matilha, exigindo de seu proprietário autoridade e grande consistência durante sua educação. O Malamute é um cão que late pouco, porém se deixado só por muito tempo tem o hábito de uivar.
O Malamute é muito tolerante e carinhoso com crianças, mas não convivem muito bem com outros cães, especialmente entre os machos, que podem se enfrentar duramente pela conquista do território. Seu passado como cão de caça também não recomenda seu convívio com outros animais amenos que tenha sido criados juntos.
O Malamute encontra-se na 50ª posição no ranking de inteligência canina de acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren.