Extremamente leal aos donos, o Mastim Napolitano é um cão de boa índole que sempre foi utilizado para a guarda, função na qual se destacou por exercê-la equilibradamente.
Com uma cabeça, considerada a maior entre todas as raças caninas, que em conjunto com seu crânio extremamente largo e achatado, focinho muito grosso e curto, formam a aparência de um gigante feroz e carrancudo o que caracteriza o estereótipo da raça.
O Mastim Napolitano não é um cão que late desnecessariamente nem tampouco é um cão dado a ameaçar ataques. Logo é bom ter isso em mente caso tenha que lidar com um exemplar da raça.
O Mastim deve ser socializado pelos donos desde cedo recebendo em conjunto também aulas de obediência, não havendo necessidade de que seja adestrado para ataque, uma vez isso já faz parte do seu instinto natural.
O Mastim é um cão dócil, apegado ao dono e à sua família. Apesar de ser muito paciente com as brincadeiras infantis, em razão de seu porte físico, é sempre importante que o contato seja supervisionado por adultos. É um cão que apesar de seu tamanho avantajado, adora receber carinho daqueles que conhece e para seu bom desenvolvimento emocional, necessita de contato com as pessoas.