Apesar de ser uma das menores raças do grupo, o Norfolk Terrier é um cão com muita energia e exímio caçador. No lar, o Norfolk Terrier tem uma personalidade encantadora e leal ao seu dono. São desconfiados com estranhos, mas aceitam bem todos a quem são apresentados.
Inquietos e ativos e essa característica é tão marcante que o padrão da raça inclui o termo "pequeno demônio" para descrever estes cães.
Donos de uma personalidade extremamente extrovertida e alegre, o que faz com que estejam sempre absolutamente prontos para qualquer atividade e praticamente incansáveis, o que faz deles bons companheiros para crianças mais velhas, que saberão conviver com estes pequenos cães.
Apesar da aparência, do tamanho reduzido e do temperamento alegre, um alerta aos que o quiserem ter um exemplar da raça, o Norfolk Terrier é um cão rústico e que não tem nada há haver com animais de enfeite ou cães de colo.
O Norfolk Terrier é um excelente como cães de alarme, e se adaptam facilmente à vida em uma casa, desde que lhe seja garantido espaço e exercícios para que gaste o excesso de energia.
Recomenda-se que seja adestrado se socializado desde pequeno, em função de seu alto grau de atividade e determinação, permitindo-se assim uma convivência mais harmoniosa entre dono e cão. O o Norfolk Terrier encontra-se na 56ª posição no ranking de inteligência canina, de acordo com o livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren.