História da Raça
O Schnauzer Standard é a mais antiga das três raças de Schnauzers e é oriundo da Alemanha. A palavra Schnauzer significa focinho em alemão mas ganharam esse nome por causa de um cachorro chamado Schnauzer, que foi exibido em 1879.
Acredita-se que a raça Schnauzer Standard tenha surgido no sul da Alemanha, na região de Baden-Wüttemberg, mas sua origem detalhada é desconhecida. Sabe-se que há alguma relação com raças que existiam durante a idade media, algumas destas já encontram-se extintas como o “biberhund”, e outros cães pastores.
Até o final do século XIX , tanto a raça Affepinscher como a raça Schnauzer eram conhecidas como Pinscher, pois são basicamente a mesma raça, só diferem-se em relação a pelagem. Os animais que apresentavam a pelagem mais dura eram chamados de “Pinscher de pelo duro” ou “Pinscher tipo Schnauzer”. O Pinscher Schnauzer Clube iniciou uma política que exigia prova de três gerações de cães conhecidos como Schnauzer de pelagem grossa para que fosse efetuado o registro.
Esta prática rapidamente ajudou a consolidar uma raça distinta do Pinscher Alemão. Estes Pinschers Schnauzers receberam o nome de Schnauzer Standard . E o nome Schnauzer que é derivado da palavra alemã ” Schnauze “, que significa ” focinho ” foi atribuído a raça. Estes cães trabalharam como cães mensageiros na I Guerra Mundial como caçadores, guardas de propriedades, guarda de rebanhos de gado e como retrievers. Vários artistas europeus representaram a raça em suas pinturas , incluindo Rembrandt e Dürer, que possuía Schnauzers Standard. Alguns dos talentos do Schnauzer Standard incluem: caça, monitoramento, recuperação, vigilância , guarda, trabalho militar, obediência e é um ótimo cão para competições e esportes caninos.