Os Spitz são excelentes cães de companhia, muito dedicados aos seus donos. Alegres e dispostos. Os cães das variedades Pequeno e Anão, que também são conhecidos como Lulus da Pomerânia são ideais para pequenos espaços e donos moderadamente sedentários, uma vez que se contentam com pequenos passeios. Os de tamanho maior (Spitz Alemão Médio, Grande e o Spiz-lobo) apesar do tamanho não exigem grandes níveis de atividade.
O Spitz de maneira geral são cães muito alertas e podem avisar seus donos de qualquer alteração latindo ao menor sinal. Essa característica que é uma ótima qualidade para um cão de alerta, no entanto deve ser contida desde cedo caso sua intenção seja ter um Spitz em um apartamento.
Os Spitz maiores são bem resistentes e podem participar de atividades como caminhadas e cooper sem se cansar facilmente.
Em relação a atividades com crianças, deve-se tomar alguns cuidados, em se tratando das variedades pequenas e a anã que podem se machucar facilmente com alguma brincadeira mais atrapalhada. Logo, recomenda-se para os que pretendem adquirir um Spitz e possui em uma casa com crianças pequenas, que haja sempre um adulto para supervisionar as brincadeiras.
De maneira geral convivem bastante bem com outros cães e podem, desde que acostumados desde cedo, conviver com outros animais e até mesmo com gatos.