Pesquise em nosso conteúdo

AMAMENTAÇÃO DE FILHOTES

FILHOTES EM AMAMENTAÇÃO

No intuito de ajudar a outras pessoas, que por algum motivo, vivenciem a situação de em algum momento precisar assumir o cuidado com filhotes de cães, ainda em estágio de amamentação, seja por motivo de falecimento da mãe ou outro motivo qualquer, vou relatar uma experiência que estou vivenciando.


Há alguns dias, chegando à minha casa de uma caminhada com meus cães, uma vizinha me alertou para uma sacola jogada em uma rua próxima a minha casa. Nesta sacola havia vários filhotes abandonados. Eles pareciam muito novos. Depois o veterinário nos informou que em sua avaliação tinham no máximo, um a dois dias de vida.


Nem preciso dizer que os retirei da rua. Lembrei-me que a cadela do sobrinho da minha namorada, tinha acabado de passar por um cio e por algum motivo, estava com as tetas cheias de leite. Então, tive a ideia de ligar para ela, sugerindo que tentássemos colocá-los com essa cadela, para ver se ela os adotaria.


Num primeiro momento ela se recusou, mas numa segunda tentativa aceitou-os e passou a cuidar deles. Apesar de sua boa vontade, o seu leite era pouco e poderia secar a qualquer momento, por isso seguimos à procura de mães de leite, para pelo menos, uma parte da ninhada de oito filhotes.


Chegamos até a encontrar uma mãe de leite, que num primeiro momento aceitou, mas depois recusou. Assim, os filhotes seguem com a mãe adotiva, que não tem leite suficiente e estamos amamentando-os na mamadeira. Em primeiro lugar, vale ressaltar que filhotes recém nascidos perdem temperatura muito rapidamente, por isso não devem nunca ser deixados em superfícies frias ou que possibilitem a perda de calor. Para os menos avisados, o papelão é um excelente isolante térmico e é uma solução de baixo custo para evitar que os filhotes fiquem em contato com superfícies frias.



Então, vão aqui as dicas quanto à mãe adotiva:


- O ideal é que a mãe adotiva tenha tido cria recentemente;
- Para que a mãe de leite aceite mais facilmente o filhote a ser adotado, tire um pouco de leite dela e passe no filhote antes de mostrá-lo a ela, assim ela sentirá nele o cheiro do próprio leite;
- No primeiro dia, evite deixar que a mãe adotiva, fique muito tempo sozinha com o(s) filhote(s) adotado(s), pois ela ainda pode rejeitá-lo(s) em algum momento;
- A mãe adotiva precisará de uma suplementação alimentar, no caso, cálcio e uma ração mais rica em proteínas, no caso, recomenda-se uma ração para filhotes de boa qualidade;



Agora, as dicas para a amamentação na mamadeira:


Temos de considerar sempre que nem todos têm o mesmo poder aquisitivo e como o intuito aqui é salvar vidas, vou informar mais de uma opção.


A mamadeira pode ser comprada no pet shop, se são filhotes recém nascidos, mas caso já sejam filhotes um pouco maiores, as conhecidas chuquinhas, vendidas em farmácias dão conta do recado. O importante é frisar que o furo do bico não pode ser grande, pois pode fazer com que o filhote se engasgue ao mamar. Outra coisa a ser observada é a posição, mantenha o filhote com o corpo na horizontal, como se estivesse mamando na própria mãe e evite inclinar muito a sua cabeça, pois isso pode fazer com que engasgue e vá liquido para seu pulmão, vá inclinando a mamadeira caso seja nescessário e não a cabeça do filhote.



 

A primeira e mais recomendável opção, seria a aquisição do leite próprio para filhotes, que são vendidos nos pet shops. Existem de vários fabricantes, na versão já liquida ou na versão em pó, com diversos preços, que variam muito de um fabricante para outro e também de acordo com a região. Procurem um que melhor se adeque a sua condição financeira.

 



Se sua condição não lhe permite fornecer o leite fabricado especialmente para filhotes, uma alternativa seria a utilização do leite de cabra, que é vendido em pó (preço mais alto) e em caixinhas, do tipo longa vida (preço mais em conta). Ambos são mais baratos do que o leite próprio para cães. Como seu poder nutricional não é o mesmo do leite canino é possível que seu uso comprometa o desenvolvimento do filhote, por isso mesmo só utilize esta alternativa se não houver mesmo outra condição.

 



Ainda se pode fazer uma receita de leite caseiro para cães, que fica ainda mais barato, mas como já dito antes, não é o ideal e pode comprometer muito o desenvolvimento do filhote bem como provocar outros problemas, mas como disse antes, o objetivo aqui é salvar vidas. A receita é a seguinte:

  • 800 ml de leite de vaca integral;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 4 Colheres de sopa de Calcigenol;
  • 1 Colher de sopa de Vitaminer Liquido;

Nos primeiros 15 dias adicionar uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau. Mexer bastante até que a mistura fique homogênea e acondicionar na geladeira, mas observar sempre antes de dar as mamadas, pois a solução estraga com facilidade.


Um lembrete - filhotes recém-nascidos perdem temperatura muito rapidamente, por isso nunca dê leite gelado ou frio. Aqueça-o sempre antes de dar de mamar. Da terceira até a quarta semana de vida, engrossar o leite com 3 colheres de leite em pó para cada copo de leite de vaca.



Qual a quantidade de leite deve ser dada?


Bom, eu poderia colocar aqui uma tabela exibindo o peso do cão e a necessidade diária de alimento por peso, porém, é bem mais simples deixar que nas mamadas o filhote mame até se fartar. Quando ele estiver saciado irá parar de mamar. Normalmente, os filhotes mamam de três em três horas, mas isso pode variar, de acordo com a idade e o peso do animal e é claro, com a qualidade do leite oferecido. Quanto menor for o poder nutricional, mais rápido ele sentirá fome novamente.


Para estimular as FEZES e URINA você tem que pegar um algodão e molhar com água morna, simulando a língua da mamãe. Faça uma massagem de leve na barriga, nos genitais e no bumbum, senão ele não irá defecar nem urinar. Faça isso sempre após as refeições e depois dê uma secada para que não fique molhado. Ele precisa permanecer seco para não sentir frio.

Com 20 dias você pode começar a dar papinha de ração. É só bater a ração no liquidificador, colocar água morna e esperar virar um mingau. Dê a papinha, duas ou três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados