Pesquise em nosso conteúdo

BERNE: O QUE É, COMO TRATAR E COMO EVITAR

BERNE :  O QUE É, COMO TRATAR E COMO EVITAR.


Dermatobia Hominis a Mosca da imagem de cima ou “mosca berneira” como é popularmente conhecida. Possui uma forma robusta, com cerca de 12 mm de comprimento, aparelho bucal atrofiado e não funcional, cabeça com a parte superior e olhos marrons, parte ventral castanha, tórax cinza-amarronzado, com manchas longitudinais de cor escura, abdome azul-metálico, asas grandes e castanhas.


O ciclo de vida desta mosca é muito curto e a sua fase adulta mais curta ainda, de apenas quatro dias, tempo no qual ela se dedica a acasalar e botar ovos. A fêmea ovada captura outro inseto, geralmente moscas comuns, depositando seus ovos na região do abdômen destas moscas.


Os ovos se desenvolvem em aproximadamente seis dias se tornando larvas, que por sua vez, atraídas pelo calor, deixam o vetor ou seja a “mosca comum”, passando para o corpo de um animal mamífero, onde perfuram rapidamente pele, instalando-se no tecido adiposo, onde podem permanecer por um período 39 a 50 dias. Ao atingirem um tamanho que varia entre 5 a 6 cm elas saem da pele do hospedeiro pelo orifício pelo qual respiravam, de volta ao meio ambiente tornam-se pupas que darão origem a insetos adultos em um período que pode variar de 32 a 43 dias.


Apesar do hospedeiro mais afetado ser o gado, outros mamíferos e até mesmo o homem, pode ser afetado, cabendo lembrar que os cistos causados pelos bernes são extremamente dolorosos para os mamíferos de menor porte, cuja camada de tecido adiposo é menor, sem contar o risco do berne morrer ainda no interior da pele, o que pode causar abcessos subcutâneos muito dolorosos.



Entendido o problema, vamos agora falar sobre como tratar e preveni-lo.



A primeira coisa, a saber, é:

Nunca mate o berne antes de espremê-lo, pois pode ser que você não consiga espremê-lo para fora da pele do cão. E se ele não for absorvido pelo organismo do cão, poderá se tornar um abcesso extremamente doloroso.


Então, a partir do momento que você verificou a presença de um berne em seu cão, você deve primeiro espremê-lo. Para isso no entanto é necessário se proteger, coloque uma focinheira no seu cão, pois mesmo que ele seja manso, pode ficar agressivo durante o procedimento e é claro, não queremos ganhar uma mordida.

Obs:  Se você nunca fez isso e não tem ideia de como fazer, então melhor nem tentar,  procure alguém que saiba fazê-lo ou leve o seu cão a um veterinário que é a pessoa mais indicada para executar este procedimento. Existem vários casos de bernes que morrem durante a tentativa de espremê-los e acabam não saindo.


Após a extração do berne, podemos aplicar um spray no local, para evitar que outras moscas pousem  e ele seja novamente infestado por larvas. Recomendamos o uso do Bactrovet Prata que é muito eficiente nestes casos.


Como evitar o problema?


A resposta a esta indagação é simples.

  • Higienizar o ambiente onde fica o cão, e é claro cuidar também da limpeza do animal.
  • Banhos: Os cães devem ser lavados periodicamente, respeitando-se é claro peculiaridades de cada raça, já que nem todas as raças podem tomar banho num mesmo intervalo de tempo, o que pode prejudicar a pelagem do cão.
  • A limpeza do ambiente: Evite deixar acumular fezes, urina e restos de comida, e consequentemente atrair insetos.

Se por um acaso você vai passear com seu cão em áreas rurais, recomenda-se o uso do spray de citronela, que é vendido em supermercados e em pet shops. Borrifado sobre a pelagem do cão, a citronela e um excelente repelente natural para moscas. Outra maneira de prevenir é a utilização do medicamento Lufenuron, que é vendido na forma de comprimido, podendo ser encontrado em petshops e clinicas veterinárias, ou em casas especializadas em produtos veterinários. Mais conhecido comercialmente como Program Plus, auxilia na prevenção ao berne, mas sua eficácia está atrelada a administração que deve ser mensal.


O mais importante é que o dono esteja sempre atento.

  • Observe sempre a pelagem do seu cão e veja se não existe nenhum quisto "caroço" na pele;
  • No verão. aumente a frequencia dos babhos;
  • Não deixe acumular fezes, urina  e nem restos de alimentos no ambiente.

    f ontes pesquisadas

     Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.59 no.4 Belo Horizonte Aug. 2007. Geoprocessamento aplicado à observação da sazonalidade das larvas da mosca Dermatobia hominis no município de Seropédica - RJ. Visitado em 12/10/2014.

  1. NEVES. David Pereira. Parasitologia Humana. 10.ed. São Paulo:Atheneu, 2000.
  2. Intervet. Berne - Introdução. Visitado em 12/10/2014.
  3. CDC. Myiasis (em Inglês). Visitado em 12/10/2014.
  4. Intervet. Berne - Ciclo evolutivo. Visitado em 12/10/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados