Pesquise em nosso conteúdo

POR QUE CASTRAR SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

CASTRAÇÃO

Enfrentamos hoje, um grave problema por conta de uma superpopulação de animais domésticos. O número de cães e gatos abandonados  vivendo nas ruas, cresce assustadoramente dia após dia e em uma análise fria do fato, os grandes responsáveis somos nós mesmos, seja pela falta de cuidado com os nossos cães ou mesmo pela cultura, de não se castrar os animais.


Se levarmos em consideração que os gatos reproduzem-se a cada três meses e os cães a cada seis meses e que dependendo da raça e idade da fêmea, o número de filhotes pode ser maior, esta população pode dobrar, ou triplicar em pouquíssimo tempo. Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar cerca de 60.000 filhotes – estimativa que aumenta muito quando se trata de gatos.



Não podemos esquecer o fato de que os animais abandonados pelas ruas, vivendo a própria sorte, na maioria das vezes, não recebem nenhuma das vacinas necessárias, tornando-se possíveis transmissores de inúmeras doenças, inclusive de doenças que podem atingir a nós humanos, como a Raiva, Leichmaniose visceral, entre outras.

Estes animais ficam expostos a frio, fome, maus tratos, sem falar nos constantes atropelamentos, isso quando não causam acidentes de trânsito.




As ruas não são lugar para cães e gatos, aliás, não é lugar para ninguém. Mas como podemos combater um problema tão grave?


O que podemos fazer para que a população de cães e gatos de rua diminua?


A resposta é simples.


Castração.


Um procedimento simples e que muitas prefeituras hoje, fazem de maneira gratuita. Então, se você não quer que cenas como estas continuem a se repetir castre o seu cão.


Supondo que você tenha um cão macho, sem a castração, você fará com que ele sofra a cada cio de qualquer cadela da vizinhança. Os cães podem sentir o cheiro do cio das fêmeas a vários metros de distancia. Isso fará com que seu cão sofra. Ele ficará ansioso, parará de comer e o que é pior, vai acumular frustrações no decorrer da vida por não cruzar.


Vantagens da castração para os machos

  •  Diminuem as fugas. Os machos fogem menos para encontrar as fêmeas;
  •  Reduz a demarcação do território (xixi fora do lugar). Os machos urinam menos pelos cantos para demarcar seu território, porém, continuam sendo guardiões de seu espaço;
  •  Evita agressividade motivada por excitação sexual constante, sem, no entanto, perder o instinto de proteção da casa e de brincadeiras;
  •  Evita tumores (câncer) testiculares;
  •  Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
  •  Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis, como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.;
  •  Os animais ficam mais tranquilos e caseiros. Evita o constrangimento de cães “agarrando” em pernas ou braços de visitas.

 

Se você tem uma fêmea não castrada, precisará ter controle dobrado a cada cio. Sim,  porque bastará uma pequena escapada, para que algum macho da redondeza  a encontre, fora a dor de cabeça de ter vários machos dando plantão no portão de sua casa.
Vantagens da castração para as fêmeas

  •  Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
  •  Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero, na fase adulta;
  •  Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;
  •  Evita episódios frequentes de “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das mamas;
  •  Evita cios; (sangramentos)
  •  Controla a população de animais, colaborando com a diminuição do número de animais de rua;
  •  Evita doenças transmissíveis pelo ato sexual ou por mordidas;
  •  Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata juvenil, etc..

 

BENEFÍCIOS PARA AMBOS

– Aumenta a expectativa de vida e diminui os riscos de doenças;
– Evita a “continuidade” de doenças hereditárias, tais como, hérnias em geral, luxação de patela, displasia coxofemoral;
– Para cães que saem à rua – por não cruzarem, evita as chances de adquirir TVT (tumor venéreo transmissível).

A cirurgia é feita com o animal sedado (anestesia geral).
O pré-operatório exige apenas algumas horas de jejum.
Os cuidados com o pós-operatório são essenciais para o sucesso da cirurgia.
Devem-se dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, além de seguir suas recomendações.
Quanto mais precoce a cirurgia, mais rapidamente o animal se restabelece.

Se você não tem cães, nem gatos,  mas quer ajudar para que este problema não continue, procure uma ONG. Existem diversas pelo país que resgatam cães e gatos nas ruas, vacinam, castram e disponibilizam para adoção.

Lembrem-se: quanto mais pessoas estiverem envolvidas, quanto mais pessoas forem conscientizadas, mais rápido, conseguiremos resolver este problema. Não adianta achar que o problema é dos outros, porque o mosquito transmissor da leichimaniose não escolhe suas vitimas. O fato de não ter animais de estimação, não faz de você uma pessoa imune aos problemas advindos da superpopulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados