Pesquise em nosso conteúdo

A IMPORTÂNCIA DO PASSEIO PARA OS CÃES

A importância do passeio para os cães.



Os benefícios são muitos, tanto para você, quanto para eles. Mesmo que você tenha mais espaço em sua casa, ainda assim, o passeio é necessário para o bem estar psicológico do seu companheiro.

Entre os vários benefícios para você e para o seu cão, podemos citar os seguintes:

 

  • Promove o controle de peso e saúde digestiva - Um animal de estimação com excesso de peso não é um animal de estimação saudável. A caminhada diária , além de ser um exercício físico para seu cão, irá mantê-lo ágil e flexível. Também ajuda na saúde evitando o excesso de peso e auxiliando o digestivo num melhor funcionamento, aliviando e prevenindo ocasionais constipações intestinais;
    • Alivia comportamento destrutivo e hiperatividade - Caminhar com seu filhote de cachorro pode ajudar a reduzir ou eliminar a mastigação destrutiva, a escavação, ou coçar. Animais de estimação são como crianças. Se você não lhes der algo construtivo para fazer, eles se ocuparão com algo por conta própria. Passeios à noite também podem ajudar a aliviar a energia reprimida, ajudando o seu cão a se sentir mais relaxado na hora de dormir;
      • Fortalece sua liderança - Passar tempo de qualidade juntos é extremamente importante para o desenvolvimento comportamental do seu cão. Caminhadas diárias ajudarão a reforçar o vínculo e promoverão uma relação de confiança. Diminui a ansiedade e os comportamentos nocivos causados por ela, tornando o cão mais calmo e equilibrado;
        • Melhora socialização - Se você tem um animal tímido ou com medo, dar uma volta ao redor do bairro pode ajudar seu cão a construir a confiança. Caminhadas irão expor seu animal de estimação a outros seres humanos e animais, o que irá ajudá-lo a se adaptar a situações novas, sem se intimidar.
          • Aumenta a sua saúde também – Andar com um animal de estimação é considerado às vezes, como uma tarefa árdua, mas deve ser pensado como uma maneira para que você e seu cão fiquem mais ativos em conjunto. Caminhar ao ar livre com seu cachorro é benéfico para ambas às partes envolvidas. Além disso, comunhão com a natureza vem com uma série de benefícios físicos e psicológicos tremendos. Estudos mostram que o tempo gasto no exterior pode aumentar a memória e cognição e aumentar sua sensação geral de bem-estar. Além do mais, as caminhadas podem ajudar a reduzir a pressão arterial, evitar a depressão, fortalecer seus ossos e reduzir o risco de diabetes. Quem sabe, você pode até perder alguns quilos no processo.

          Muitos são os relatos de pessoas sobre seus cães, informando os mais variados comportamentos nocivos. A grande maioria deles acontece apenas por conta do excesso de energia reprimida, por isso é tão importante escolher uma raça, que seja compatível com seu ritmo de vida. Muitas pessoas abandonam seus cães por conta de comportamentos nocivos que o cão passa a ter, sem entender que o maior culpado pelo comportamento é o próprio dono.


          Como deve ser o passeio?




          O mais importante é conhecer a raça do seu cão para saber se é uma raça de alta ou baixa atividade. Mas não basta conhecer a raça, você precisa conhecer bem também o seu cão, por que seu cão pode vir a ser uma exceção ao comportamento usual da raça a qual ele pertence.

          É importante também considerar o ambiente em que o cão vive, quanto menor o espaço, maior a necessidade dos passeios. Não podemos nos esquecer de que em muitos casos estes passeios serão também utilizados para que o cão faça suas necessidades biológicas, o que de certa forma, acaba mudando todo o comportamento do cão.

          A recomendação é de passeios diários, mesmo para as raças com níveis de energia mais baixos, o que vai mudar neste caso são o tempo e intensidade destes passeios.

          Para cães com nível baixo de atividade - um passeio diário de 20 minutos, lembrando sempre que caso seu cão seja de uma raça braquicéfala, ou seja, focinho curto, como por exemplo: Pug, Pequinês, Bulldog, Cavalier ,entre outros, você deverá observar além do ritmo do passeio, também um horário em que a temperatura não esteja nem muito quente, nem muito fria, pois estas raças estão sujeitas a problemas respiratórios e de superaquecimento.

          Para cães com nível médio de atividade - se você tem um espaço maior em casa, 40 minutos diários de caminhada já são suficientes. Se você tem pouco espaço em casa, aumente para 60 minutos diários de caminhada.

          Para cães que tem um nível alto de atividade – se você tem espaço grande em casa, 60 minutos diários de caminhada, que podem ser em um ritmo mais intenso. Para os que não têm espaço em casa, o recomendável são pelo menos, duas horas diárias de caminhada, que podem ser divididas 60 minutos de manhã e 60 minutos a tarde. O ritmo neste caso, não precisa ser tão intenso.

          Muitos dirão mas eu não tenho este todo este tempo para caminhar com o meu cão, então caminhe o tempo que puder, quanto mais melhor, por menor que sejam os passeios eles já serão benéficos para ambos, não faça como muitos que simplesmente abandonam seus cães no fundo de quintais.



          Um alerta! Muitas pessoas passeiam com seus cães soltos. Os cães são dóceis, são calmos, obedientes, mas imprevistos podem sempre acontecer. O seu cão responderá instintivamente, o que eventualmente poderá coloca-lo em risco ou até mesmo a outras pessoas, por isso, nunca deixe de usar a guia, pois esta é a melhor forma de você proteger o seu cão.

          Nenhum comentário:

          Postar um comentário

          Faça aqui o seu comentário

          Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
          Posts Relacionados