Seringomielia ou (SM) é uma condição dolorosa causada por uma má formação do crânio. A má formação de Chiari-like, similar a má formação de Chiari em humanos, esta má formação faz com que o crânio fique pequeno demais para conter o cérebro o que faz com que muitas vezes o cérebro seja precionado em sua parte posterior através da abertura para medula espinhal, o que obstrui a circulação do liquido céfalorraquidiano que circula ao redor do cérebro e da coluna.. Esta pressão pode causar bolsões de fluido na medula espinhal que precionam os nervos, o que pode causar de dores leves até mesmo incapacidade de movimentos.
Este é um problema congênito e para o qual até o momento não possui cura e a grande maioria dos casos tende a piorar gradativamente com o decorrer do tempo.
Os principais sintomas da Seringomielia (SM) são:
Coçar-se excessivamente na região do pescoço, cabeça, ombros e orelhas;
Arranhar o ar como se tentasse se coçar (geralmente em caminhadas);
Escoliose (principalmente em cães jovens) - pescoço coluna vertebral curva em formato de C;
Fraquesa nas pernas;
Dor e sensibilidade ao toque na região da cabeça, pescoço, costas ou pernas;
Ganidos ou uivos súbitos e sem razão;
Correr em torno de si mesmo tentando morder o trazeiro;
Apertar o rosto contra moveis ou tapetes;
Os sintomas pioram quando o cãe está animado ou em dias chuvosos quando a pressão do ar aumenta.
A Seringomielite muitas vezes é diagnosticada erroneamente por veterinários por anos como sendo:
Alergias;
Problemas de ouvido;
Problemas de Coluna.
O diagnóstico preciso da seringomielite requer que seja realizada uma ressonancia magnética a fim de dar certeza ao veterinário o tratamento para a Seringomielite inclui desde o uso de medicamentos como a gabapentina para alivio das dores até algusn procedimentos cirúrgicos com esta mesma finalidade.
O Cavalier King Charles Spaniel não é a única raça a ser afetada por este prooblema mas é a que apresenta o maior número de casos, além do Cavalier o problema também já foi relatado para o Griffon de Bruxelas e também para o Chihuahua.
Por ser um problema cong~enito é de suma importancia para errradicação da doença que cães afetados não sejam nunca utilizados para reprodução, evitando-se assim que o problema se perpetue.
Tenho uma Maltês que foi diagnosticado com SM,aos 9 meses de idade após a ressonância magnética. Cursa com dores, canudos principalmente manhã e noite. Ainda está no tratamento clinico, certamente terá que fazer cirurgia.
Tenho uma Maltês que foi diagnosticado com SM,aos 9 meses de idade após a ressonância magnética.
ResponderExcluirCursa com dores, canudos principalmente manhã e noite. Ainda está no tratamento clinico, certamente terá que fazer cirurgia.