Utilizado como cão de companhia, o Boston Terrier é considerado um cão dócil (até com estranhos), inteligente e obediente.
Dotado de uma alegria muito própria, insere-se facilmente no ambiente familiar, porque é devotado aos seus donos e respeita as crianças. É um adepto das brincadeiras e uma companhia sempre presente que necessita de atenção. É recomendado seu convívio com crianças acima de 6 anos, com as quais pode passar horas brincando já que elas saberão controlar a força e o tipo de brincadeira evitando acidentes que possam machucar o cão.
São cães que se adaptam com facilidade a outros cães, mas deve-se tomar algum cuidado para o convívio entre cães do mesmo sexo, especialmente machos mais dominantes.
O seu pequeno porte torna-o apto a viver em espaços menores, o que faz dele um ótimo animal doméstico. Justamente porque foi desenvolvido, principalmente, para ser excelente cão de companhia, é uma raça que não suporta bem a solidão e nem se adapta bem à vida de cão de quintal. Dos seus ancestrais Terriers, resta ainda a característica de ser um cão sempre alerta, o que fazer com que seja um excelente cão de alarme.
O Boston Terrier ocupa a 54ª posição no o ranking de inteligência canina de acordo com o Livro A Inteligência dos Cães de Stanley Corem.