História da Raça
O
Terranova é uma raça de cães proveniente da província de Terra Nova no Canadá, sendo que não se sabe com certeza como eles conseguiram chegar às ilhas. Alguns argumentam que se trata de cães levados ao Canadá pelos colonizadores ingleses, outros acreditam que seriam descendentes dos cães que acompanhavam os pescadores de bacalhau que chegaram a Terra Nova no século XVI, é possível ainda seus ancestrais tenham vindo com os Vikings que chegaram à Groenlândia e ao Canadá antes da descoberta do continente americano por Colombo e que, portanto, já estariam presentes nas ilhas antes da chegada dos colonizadores.
Nos países de língua inglesa, são conhecidos como
Newfoundlands, e apelidados de
Newfies acredita-se que é uma das origens do labrador.
A sua origem remonta a 1700, quando os primeiros
Terranova eram de variedade
Landseer: branco e preto. O
Terranova de cor preta que conhecemos hoje é provavelmente fruto de uma seleção rigorosa. Estes cães foram trazidos posteriormente para a Europa por outros pescadores de bacalhau, adquirindo uma certa popularidade. Esta popularidade alcançou o expoente máximo, quando a 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Inglês do
Terranova.
O
Terranova alcançou grande popularidade na Inglaterra, onde estreou em uma exposição cinófila e participou das primeiras provas aquáticas por volta de 1860. Nesse país, foi fundado em 1886, o “The Newfoundland Club”, um dos mais antigos clubes da raça.