Pesquise em nosso conteúdo

PRIMEIRO SOCORRO A ANIMAIS VÍTIMAS DE ENVENENAMENTO

PRIMEIRO SOCORRO PARA ANIMAIS VÍTIMAS DE ENVENENAMENTO POR CHUMBINHO OU 1080

Infelizmente, apesar de todas as campanhas de conscientização, de ser considerado crime previsto na Lei Federal 9605/08 e no decreto de lei 24645/34, com pena de reclusão de três meses a um ano, mais multa e mesmo com a proibição da venda dos venenos 1080 e do chumbinho, ainda assim, existem pessoas cruéis que fazem este tipo de barbárie.


Por isso é muito importante que você que é contra este absurdo, denuncie qualquer estabelecimento comercial, que esteja praticando a venda destes produtos. Para denunciar basta ligar no IBAMA pelo telefone 0800. 618080. As denúncias podem também ser feitas pelo 181 - disque denúncia. Em Belo Horizonte, ainda pode-se recorrer a delegacia especializada de investigação de crimes contra a fauna e a flora, situada na Rua Piratininga, nº 105, bairro Ipiranga,  fones (31) 3212-1339 ou (31) 3212-1356.


Abaixo, algumas dicas que podem salvar vidas em caso de envenenamento por algum destes produtos.


A primeira coisa é ter sempre a mão, elementos que podem servir num primeiro momento. São itens de baixo custo, que podem ser adquiridos em farmácia. Monte um kit com eles:

  • Água oxigenada 10volumes;
  • Seringa hipodérmica (sem a agulha)
  • Comprimidos de carvão ativado, carvão ativado ou enterex;
  • Atroveran gotas.

Como saber se um animal foi ou não envenenado?


Animais envenenados apresentam um conjunto de sintomas, que podem ser facilmente observado:

  • Sialorreia - baba grossa e excessiva;
  • Vômitos;
  • Respiração abdominal rápida;
  • Midríase – dilatação das pupilas;
  • Intolerância a luz;
  • Diarreia – às vezes com sangue;
  • Dor abdominal;
  • Tremores;
  • Nervosismo;
  • Convulsões;
  • Coma.

Se você perceber estes sintomas,  todos ou 3 deles, simultaneamente em um animal, é bem provável que ele tenha sido envenenado.


Aí neste caso, como um combate de primeiro socorro emergencial, você pode usar a água oxigenada 10 volumes. Use a seringa sem agulha, para injetar o líquido na garganta do animal. A quantidade neste caso, vai variar de acordo com o peso do animal. Para animais pequenos de 2 a 4 ml, para animais de porte médio de 6 a 8 ml, animais grandes de 08 a 12 ml. O objetivo do procedimento é provocar vômito, logo, se o animal já apresenta um quadro com muito vômito este procedimento deixa de ser necessário.  No caso da quantidade de água oxigenada injetada não ser suficiente para provocar o vômito do animal, injete um pouco mais.


Feito isso, procure imediatamente um veterinário e relate o procedimento realizado.


Supondo que você não tenha como levar o animal imediatamente a um veterinário, após cessar o vômito, dê ao animal um comprimido de carvão ativado ou então misture 1 grama de pó de carvão ativado em 5 ml de água e injete na garanta do animal. Este procedimento pode ser repetido até 8 vezes, isso no caso de se notar que a sialorreia “salivação” está muito intensa. Caso não tenha  o carvão ativado, pegue qualquer pedaço de carvão, pode ser o de churrasco mesmo, soque-o para que ele vire um pó, misture este carvão socado com clara de ovo e dê ao animal. O carvão tem a propriedade de absorver o veneno. Nunca dê leite a um animal com suspeita de envenenamento.


Dê ao animal o Atroveran, uma gota para cada quilo de peso do animal, que deve ser administrada de seis em seis horas. Leve o animal ao veterinário, assim que for possível.


Estas dicas só servem para casos de envenenamento por 1080 ou chumbinho e em alguns casos de cães que se envenenaram ao morder sapos, não sendo útil para envenenamento por picadas de insetos ou cobras.


Como agem os venenos 1080 e o Chumbinho?



O veneno 1080, ou monofluoracetato de sódio, não tem odor, não tem cheiro, não tem sabor, é altamente solúvel em água e pode ser rapidamente absorvido pela pele. Os sintomas aparecem cerca de 30 minutos depois da exposição ao produto e a morte entre 2 e 7 horas. A morte provocada pelo 1080 é difícil de determinar, já que os sintomas se parecem com um ataque cardíaco. Não há nenhum antídoto conhecido. Sua toxicidade que é caracterizada pelo acúmulo de citrato no organismo, exerce efeito quelante sobre o cálcio sérico, levando a hipocalcemia e também efeitos cardiotóxicos e neurotóxicos.



O “Chumbinho” tem este nome devido sua aparência. É um granulado cinza. Ele age em sistema nervoso, aumentando a produção de secreções, levando à dificuldade respiratória, diarreia, vômitos, salivação, tremores musculares, contração da pupila, bradicardia, broncoespasmo (fechamento de vias aéreas), convulsões, alteração de estado mental, depressão respiratória e morte.


Um alerta a todos: as dicas dadas aqui são para um procedimento de socorro emergencial. Assim que for possível o animal deverá ser levado ao veterinário e os procedimentos realizados, deverão ser relatados, bem como o quadro clínico em que o animal foi encontrado. O transporte do animal até o veterinário deve ser feito de maneira rápida, porém, evitando-se ao máximo que o animal balance muito, o que pode agravar um quadro de hemorragia interna.

2 comentários:

  1. Muito valiosa esta informação, agora sei com agir se minha Zizi sofrer este atentado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Joquiania, é sempre bom ter este tipo de retorno pois só assim, sabemos se o conteúdo está ou não sendo útil aos leitores, sinta-se a vontade para compartilhar

    ResponderExcluir

Faça aqui o seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts Relacionados